| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

*Antonio

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 6 months ago

 
 

                PARA TODAS AS IDADES.

 

A Música proporciona benefícios em qualquer faixa etária.

 

*A partir do primeiro ano: A música auxilia na coordenação dos movimentos. A criança bate palmas, dança e tenta tirar sons dos objetos. Em alguns casos, nota-se que o pequeno aprende a falar palavras novas e até engatinhar mais cedo.

 

*A partir dos seis anos: A criança sente vontade de ter ou tocar o próprio instrumento. Além de estimular a convivência, a musicalização trabalha audição, a visão e o tato. O pequeno também aprende a falar mais rápido sem timidez.

 

*A partir dos 11 anos: A vontade de formar bandas e compor canções são experiências que a música oferece ao adolescente no momento em que ele enfrenta mudanças fisiológicas e emocionais (na voz, no corpo, na auto-estima, nas relações pessoais, na escola). Cantar ou tocar um instrumento estimula a percepção para aceitar limites e enfrentar novas situações, tanto de forma individual quanto em grupo.

Fonte: Jornal Zero Hora, Caderno Meu filho – Jornalista Melissa Hoffmann.

    

    Uma pesquisa sobre o assunto: 

   

      Eu gosto é de ouvir Música Mamãe 

 

 

 

AINDA FALANDO DE MÚSICA

 

 

A música sempre teve um efeito grande sobre mim. Sempre que escutava uma música, meus pensamentos iam além, gerando ilustrações, sentimentos dependendo do som, da letra, do ambiente em que era escutada. A música para mim tem a capacidade de causar as mais diversas emoções, tanto que fui ser músico na minha adolescência. Tinha uma paixão especial pelo violão e como não podia comprar um, aprendia com um amigo meu que tinha um violão velho. Aprendemos juntos, juntamos mais alguns amigos e formamos um conjunto, o INTELECTUS, Neste tempo a aparelhagem de som era muito cara, tudo era muito difícil, os instrumentos nacionais eram de péssima qualidade e os importados inacessíveis para nós. Lembro que no primeiro baile que tocamos, levamos toda a aparelhagem dentro de uma Kombi, mais todos os músicos, além das namoradas. Quando parei de tocar em conjuntos já carregávamos em uma jamanta os equipamentos, mais um ônibus para carregar os músicos. Quase vinte anos da minha vida fui músico profissional, tocando em diversos conjuntos. Por isso falar de música para mim é fácil, ela influenciou toda minha vida. Essa inclusão da música no currículo, infelizmente chegou um pouco tarde. Em países como Uruguai, Argentina já existe a décadas no currículo escolar, digo infelizmente, porque nossas crianças, nossos adolescentes na sua maioria não precisariam estar contaminados com as porcarias que tocam por aí Weblocal hospedagem de sites. O ensino da música tem que ser levado a sério. Acho de suma importância que os professores aprendam um instrumento musical, se qualifiquem para essa nova proposta, além de ser prazeroso para nossa vida, será uma ferramenta muito útil em sala de aula.

 

 

MÚSICA NAS ESCOLAS

 

                          A Lei n.˚ 11.769 deste ano de 2008, sancionada pelo Presidente Lula, trata da inclusão da música na grade curricular das escolas públicas e particulares, se tornará então uma disciplina obrigatória, nos níveis Fundamental e Médio. O ministério instituiu que além das noções básicas, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestras os alunos aprendam canções, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para assim conhecer a diversidade cultural do Brasil "Weblocal Hospedagem de site".

                           Já falamos das vantagens que a música trás para o ser humano, principalmente na formação das nossas crianças. Porém como será feito isso? A lei não prevê formação de professor específico para mais essa disciplina. Poderá ocorrer de ser tratada como a disciplina de educação artística, que em muitas escolas é o professor que está sobrando que vai dar. Assim os alunos não terão uma formação musical, aprenderão a cantar músicas temáticas para as mais variadas datas, e isso não é ensino de música. Música tem teoria e prática, deve ser ministrada por professor formado em música. Devemos, porém comemorar o avanço.  Se as escolas vão puderem cumprir a lei, isto é outra história.

 

 

Relato de:  Como trabalhar com música nas escolas?                            

 

 

 

Podemos considerar aprender música um dom?

 

É comum ouvirmos este comentário de pessoas que dizem não ter o dom para música. Isso é uma cultura que já está arraigada nas pessoas. Todo mundo admite adorar música, adorar certos instrumentos, mas, se considera incapaz de aprender em razão de “não ter dom”.

Tenho como músico algumas experiências que levam a crer que toda a pessoa é capaz de aprender e fazer música. Então todos têm o dom.

Claro que devemos levar em consideração alguns pontos essenciais, tais como, à vontade, a dedicação, como em qualquer outro aprendizado.

O lógico seria que se começasse o aprendizado quando criança , porque  educação musical com bebês e crianças, pois eles estão sensíveis e receptivoso processo de aprendizagem é mais fácil.  No entanto, se conhece os que começaram a aprender música já adulto ( por que se conhece? ), e tocam instrumentos, fazendo suas músicas por aí. Ocorre que, quando somos adultos, queremos resultados rápidos, e na música não existe isso, precisa dedicação e paciência.

Hoje existem grupos de terceira idade (ou melhor idade) que se dedicam ao aprendizado de música, aprender a tocar um instrumento ou até mesmo cantar, e para alguns isso é um sonho.

O estudo da música é complexo, e depende de técnica para executar cada instrumento, porém quando se aprende um, parece que um universo se abre aos nossos olhos, e nada parece difícil. O que me parece ser mais difícil (mas não impossível) é o canto, pois depende de uma série de fatores, que passam pelo próprio timbre de voz que cada um de nós traz na nossa formação biológica, mas conseguimos aprender alguns recursos, tais como técnica vocal, respirar adequadamente, falar melhor e até mesmo melhor dicção. Nunca é tarde basta querermos.

 

 

 

 

                                     Voltar 

 

Recent Visitors

Comments (2)

Anonymous said

at 3:40 pm on Oct 27, 2008

Antonio, está um pergaminho detão grande. Não há vontade de ler. Quem sabe, tu lê atentamente o que colocastes, procurar fazer uma síntese e, se for ocaso, abres mais de uma pg e faz link entre elas. Vou esperar pelo resultado.
Um abração
Bea

Anonymous said

at 3:25 pm on Nov 10, 2008

Agora sim ficou ótimo!! Ficou um pg leve e gostosa de ler. Valeu!!
Um abração
Bea

You don't have permission to comment on this page.