| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Música e Meio Ambiente-Ecologia Sonora

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 6 months ago

O livro "Música e Meio Ambiente ecologia sonora"fala sobre a presença da música em todos os momentos da vida humana.    No livro Música e Meio Ambiente ecologia sonora, a autora Marisa T.O Soterrada coloca o seguinte: 

 

" No princípio tudo era Verbo", compreendendo tal expressão como sendo uma fala, toda fala tem um som e todo o som é um tipo de música" (outubro de 2005).

 

    Este livro nos fala sobre o papel importante que a música exerce diariamente na nossa vida.

 

    Sem dúvida, a autora parte de um pressuposto religioso, ligado ao criacionismo. Essa mesma autora identifica como a música se liga a diferentes culturas e mitos. Segundo ela a música sempre fez parte de rituias gregos, egípcios, xamanistas, indígenas e faz parte de todas as religioes existentes até hoje.

 

     Além da dimensão em diferentes culturas e rituais, a autora traz a idéia de que qualquer som é considerado música, podemos supor que a música influencia o comportamento humano de forma intensa, pois tudo que é som proveniente do ambiente é música capaz de acionar nossa mente.

 

Assim podemos dizer que todas as pessoas fazem pate de um ambiente sonoro e que não há como vivermos sem os sons.

 

   A autora fala também sobre as "palpebras auditivas psicológicas", conceito criado por Herbert Marshall McLuhan que teriam o mesmo papel das pálpebras dos olhos que ao fecharem, não deixariam a luz entrar e o mundo das imagens desapareceria. Para os cegos, onde o problema estaria na retina, nervo ótico ou no cérebro, fechar as pálpebras não faria nenhuma diferença pois já está ausente do mundo imagético. Já com a audição, só a surdez, impediria que os sons naturais deixassem de ser captados, levados ao cérebro e lá identificados ou não.

 

    Comenta-se  também que na sociedade atual, os sons influenciam de forma negativa o comportamento das pessoas, tornando-as agitadas e extressadas.

 

     Um exemplo destes sons são lugares com muita gente, computadores, celulares, buzinas, sirenes, máquinas registradoras, trânsito...    Outro exemplo usado é a sala de aula atual, onde o ruído é tão grande que deixa as crianças com dor de cabeça, dificuldades de concentração e memória.

 

 

      O ser humano atual perde os prazeres dos sons da natureza, pois aprende a selecionar o que deseja e o que não deseja ouvir, isto gera um bloqueio auditivo, uma espécie de "pálpebra" citada anteriormente, privando o indivíduo dos bons sons, quando ele está tão acostumado a não gostar dos sons que ouve.

 

 

     Ao me dar conta de que os sons são música e que pode irritar se tornando um ruído, lembrei que havia feito uma espécie de "pálpebra auditiva", pois mudei o teclado do computador devido ao som que me irritava profundamente, mesmo quando estou em outro ambiente da casa, ou tentando dormir.

 

     Também me dei conta de que tive de parar várias vezes, pois meu vizinho está usando a todo o momento uma furadeira, meu marido está vendo televisão, alarmes de carro estão sendo acionados, pessoas passam na rua conversando, tudo interferindo na minha atenção e na minha escrita.  Quando nada acontece, escuto o computador.

 

    Por outro lado, a música do ambiente que nos rodeia pode ser benéfica e nos trazer conforto. Por exemplo, antes de chegar em casa hoje, passei no supermercado e tinha música ao vivo, e estava  e estou  bastante cansada, mas..., foi um momento agradável. 

 

 

 

 

Para saber mais sobre música e meio ambiente e as concepções de Herbert Marshall McLuhan

 

 

 

 

Recent Visitors

Comments (8)

Anonymous said

at 10:27 am on Sep 26, 2008

Pessoal,essa página está tentando trazer material para responder a qual das dúvidas de vocês? Não se trata de um registro do que leu e de como gostou e sim fazer uma página elaborada e criada com suas palavras acerca das informações e conhecimento que construiram com elas. Vou mexer na pg para vocês perceberem. O que está em azul é para cortar fora e em laranja o que arrumo e pergunto. Depois vocês fazem a pg.
Ok?
Um abraço
Bea

Anonymous said

at 11:02 am on Sep 26, 2008

Pessoal, façam a limpeza do texto, troquem para tudo preto, aprofundem mais e pronto, há um texto original, próprio de vocês. Muitos devem mexer nele sem constragimento e sem nada dessa coisa de cortar e mudar cor que eu fiz, pois sempre se pode recuperar o que estava escrito antes. Eu usei essa estratégia para vocês perceberem melhor o que eu queria mostrar. Façam assim agora nos outros textos que forem fazendo.
Um abração
Bea

Anonymous said

at 12:06 pm on Oct 5, 2008

Olá professora Beatriz!
Quem escreveu este texto fui eu, após a leitura do livro citado. Escolhi este livro porque falava da relação da música com o homem e principalmente da influencia desta música diariamente em diversos ambientes.
A colega kátia reorganizou a página, mas o texto é meu.
Vou corrigir e arrumar como foi pedido.

Obrigada
Aline

Anonymous said

at 12:14 pm on Oct 5, 2008

Professora Beatriz!

Sobre as imagens do texto que havia questionado, também não sei porque foram colocadas, já que produzi um texto sem imagem, certamente na reorganização da página a colega Kátia decidiu inserir estas imagens.
Como acho que não combinam vou retirar.

Anonymous said

at 12:32 pm on Oct 5, 2008

Professora Beatriz

Assim como nos outros espaços desta página, todos os colegas estão colocando seus nomes nas pesquisas e textos, por este motivo coloquei meu nome no texto que iniciou as pesquisas do grupo.
Se minhas participações não aparecem gostaria de saber o que estou fazendo de errado, para que conste a minha participação.

Obrigada
Aline

Anonymous said

at 4:05 pm on Oct 6, 2008

Oi Aline, fiquei muito contente de que fizestes uma retomada séria da pg. Valeu!!! Eu ainda fui na programação ( clica em source quando estás em edição dapg) e fiz uma boa limpeza para que pudesses melhor no teu texto. Mexi apenas, nos dois links para que eles abram em uma nova pg. Cuida o seguinte: escreve direto no wiki e vai arrumando aqui mesmo. Imagino que tenhas escrito no word e depois trazido para cá. Isso, forma um enorme lixo na programação que podes ver em souce.
Um abração
Bea

Anonymous said

at 9:46 pm on Oct 6, 2008

Olá professora!
Foi exatamente o que eu fiz, escrevi no word e colei aqui.
Obrigada pela dica!

Anonymous said

at 2:50 pm on Oct 27, 2008

A página está muito interessante. Adorei a idéia de fazermos pálpebras auditivas!!
Aprendi!!
Um abração
Bea

You don't have permission to comment on this page.