| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Os desafinados

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 6 months ago

Os desafinados 

 

 

 

Eu, Sueli e a Kathia, assistimos esse filme,no Unibanco Arteplex, que conta a história de cinco amigos, nos anos 60, que formam uma banda. Eles buscam sucesso e sonham tocar no Carnegie Hall, e vão para Manhattam em busca desse sonho...enfim vale a pena assistir.

A banda é estilo Bossa Nova, e nessa época seu reinado era absoluto, porém além de enfrentar problemas pessoais dos integrante da banda, tinham que enfrentar os conflitos da ditadura militar.

Algo que nos chamou atenção, e que relacionamos com uma dos questionamentos do grupo, a " razão ou emoção", foi que, os acontecimentos relacionados com a música estavam voltados para a emoção, pois num determinado momento o grupo decidiu ir em busca do sonho e jogaram tudo pro alto. Além disso, a música estava presente em todos os conflitos de relacionamento, entre o grupo ou das desilusões amorosas que surgiam durante a trajetória da banda.

Neste filme teve um fator que venho comprovar o poder que a música tem de acalmar algumas pessoas, pois num determinado momento um dos personagens estava presente no local em que sua namorada estava "ficando" com outro, então sua reação foi pegar um instrumento e tocar, simplesmente tocar, aquilo para ele foi como descarregar a energia ruim.

 

 

Trailer do filme:

 

YouTube plugin error

 

 

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

 

 

 

 

 

    No sábado, 04/10/, eu, Kathia e a Sueli, fomos ao cinema assistir ao filme brasileiro "Os Desafinados".

    Muito bom por sinal, recomendo.

    Apesar de eu ser apaixonada por música, e gostar de muitos estilos, a Bossa Nova não é o que eu costumo ouvir.

    Durante o filme, por diversas vezes me peguei movimentando pernas, pés, mãos e fazendo gestos dos instrumentos tocados, é um som contagiante e apesar de calmo, há uns acordes mais empolgantes.

                                                                         O filme -

     Na década de 60, o movimento da Bossa Nova estava se iniciando e teve os célebres Tom Jobim e João Gilberto na linha de frente, foi nesta época que o movimento floresceu no Brasil e se abriu para o mundo. Um ritmo com acordes suaves, letras românticas e com expressão .

    O início do filme teve uma trilha sonora bem ao estilo pré-bossa nova,  logo passando para Bossa Nova, também tocou alguns samba-canção.

    Eram 5 amigos, o quarteto de músicos e um cineasta que registrava todos os movimentos do grupo. Tinham o sonho de tocar na célebre sala de concertos de Nova York, o Carnegie Hall. Tinham, além da paixão pela música, suas vidas particulares, com seus problemas e dificuldades.

    Na época havia um americano selecionando grupos e músicas para levar aos EUA. A banda, que se chamava "Rio Bossa Cinco", vendeu uma de suas composições a este americano, passando todos os direitos autorais a ele.  

    Acreditaram que iriam junto para os EUA gravar sua autoria, mas logo veio a decepção, a música foi selecionada, eles não.  

    O grupo então se reuniu e decidiu ir à luta, largar tudo para trás e buscar o sonho comum, tocar, mostrar sua música e mudar o mundo. A emoção  gritou aos ventos. 

    A única coisa que tinham nas mãos era o sonho, os instrumentos e muita vontade de vencer.

    Nos EUA, formaram juntamente com uma brasileira que lá residia, o grupo "Os Desafinados". Enfrentaram muitas dificuldades, até viram a sua música vendida, ser modificada para o gosto americano, perdendo com isto sua originalidade e glamour. Após muitas conversas com o tal americano, conseguiram gravar ao seu estilo, pois a Bossa Nova é um estilo brasileiro, muito peculiar.

     Ao voltarem para o Brasil, após 8 meses afastados, se deparam com o cenário político ditatorial e musical Brasileiro.

     Enquanto a trama se desenrola, muitas mudanças acontecem com os personagens, mas a paixão pela música não acaba, apesar de cada um seguir sua vida em outros rumos.

     Com o desaparecimento de um dos integrantes durante a ditadura, os demais realizam um concerto em sua homenagem, que foi  bruscamente e violentamente  interrompido pelos soldados do exército.

     Nesta época, a música era uma das maneira que as pessoas tinham para se manifestar contra o governo, quando este descobriu o poder desta palavra, perseguiu os músicos também, além de outros artistas.

     No final, o cineasta reuniu os amigos para prestar homenagens à cantora que morreu. Chega o filho dela, jovem, e se junta aos veteranos da Bossa Nova, tocam e cantam juntos, 2 gerações ligadas no mesmo tom.    

      Durante o filme, pensei por diversas vezes, que a emoção é o ingrediente principal para a influência musical. Muitas vezes quando se ama o que se faz, é capaz de largar tudo e ir atrás do sonho.

     Sei que nem tudo é fácil, mas quantos músicos batalharam muito até chegar ao seu sonho, muitos ainda correm atrás dele e outros tantos nem vão conseguir vê-lo, mas não desistem.

      Dos conhecimentos que tenho de pessoas envolvidas com música, alguns conseguiram fazer sucesso, outros tocam como hobby, mas a paixão de todos é tanta que faz com que a música flua de maneira radiante em cada acorde tocado.

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.