| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Razão ou Emoção

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 5 months ago

 

 

                         RAZÃO OU EMOÇÃO?

 

 

 

 

       

 

 

                                      Que parte do cérebro assimila a música,

 
 

                              a que envolve a razão ou a que envolve a emoção?

 

 

 

   Pesquisamos sobre este assunto e achamos um material muito interessante, é referente  a uma pesquisa da Universidade de Toronto que sugere que os bebês nascem com uma preferência musical definida e sorriem quando escutam certos grupos de notas musicais, como as quartas e quintas perfeitas( seqüências de notas como o Dó e o Fá e como o Dó e o sol).

   Em compensação, os bebês odeiam os acordes dissonantes como o trítono, formado pelo toque simultâneo de um Dó e um Fá sustenido. Um dos exemplos seria, um som tão instável, que na Idade Média, era conhecido como  "a música do demônio".

   Apesar de, nessa pesquisa constar que "Mas ainda não se sabe onde está, no cérebro, a origem desse julgamento que vem “instalado de fábrica” e que "Apesar do hemisfério direito do cérebro ter sido considerado inicialmente como o “hemisfério musical”, pesquisadores como o americano Mark Jude Tramo, do Departamento de Neurobiologia da Escola de Medicina de Harvard, defendem que nossa percepção musical é fruto da interseção dos neurônios de ambos os hemisférios. “Não existe um centro musical no cérebro”, diz Tramo. Diz, ainda, “As mesmas regiões responsáveis por outras formas de cognição são também usadas para a percepção da música.”

 

  Em outra pesquisa, há uma entrevista com Oliver Sacks, neurologista, que diante da pergunta do O Globo "Há alguma parte do cérebro especialmente voltada para música?", ele responde que não há uma só parte do cérebro e que a música está em todo mundo, por todo o cérebro, envolvendo várias partes desse órgão e não necessariamente as mesmas.

   Questionado sobre,  por quê a música muitas vezes provoca uma reação emocional, o neurologista afirmou que "Um dos maiores poderes da música é controlar emoção, desenvolver, provocar respostas emocionais. Anatomicamente, podemos dizer que algumas regiões do cérebro afetadas pela música estão perto daquelas ligadas às emoções..."

  Diante dessas pesquisas, podemos concluir que, não existe uma parte específica do cérebro destinada a assimilar a música, e que, em termos de razão ou emoção, a emoção está presente em muitos momentos de musicalidade, pois as pessoas lembram de músicas que foram marcantes em suas vidas, pois a associam a uma emoção, seja boa ou ruim. Ou em alguns casos, a emoção fala mais alto, como foi o caso do filme "Os Desafinados", cujo grupo principal do filme larga tudo; família; trabalho; lares, etc, em busca de um sonho, onde se expressar através da música era o mais importante em suas vidas naquele momento.

 

 Quando a associação da música com a razão, é bem mais difícil encontrar uma situação em que a música esteja ligada a razão, talvéz seja na questão do favorecimento da inclusão no espaço social e da aceitação das diferenças. Neste último caso, citaria como exemplo o Ray Charles, que apesar de cego se tornou famoso, por ter tido a oportunidade de melhorar o nível de atenção, e todo o seu conhecimento acompanhado com a música parece ficar gravado com mais profundidade no espírito, aliviando sofrimento e  reduzindo barreiras interpessoais. Ou, ainda quando a música favorece a cognição.

 

Concluímos que  a música mexe com todo nosso cérebro e que não há uma parte única envolvida. As emoções com certeza são as mais afetadas pois mexem com recordações, sentimentos, com o nosso interior.

 

Querem saber mais?

 

Música na cabeça

 

Revista Recrearte

 

Blog do Favre

 

 

@

       

 

Recent Visitors

Comments (2)

Anonymous said

at 11:10 am on Sep 26, 2008

Kathya, Sueli e Inês, vocês colocaram informação que vocês encontraram. Agora é preciso CONSTRUIR o texto. Quem começa? Nada de texto como se fosse recado ou combinação ou com assinaturas. Lembrem e olhem o exemplo que dei em outra pg. O desafio é escrever em conjunto!! Sei que vocês podem!! Ah!! Sempre entrem com aeu endereço para ficar o registro no histórico da pg. Por exemplo, a Su não aparece nele e está aqui o nome dela com um enederço que faz supor que ela mesma botou.Um abração
Bea

Anonymous said

at 1:50 pm on Nov 18, 2008

Ficou muito melhor!! Um abração
Bea

You don't have permission to comment on this page.